Política

 

A política de Marrocos
Marrocos, tem uma monarquia constitucional. Um parlamento que foi eleito por unanimidade, ou seja democraticamente. O seu Rei(Mohammad VI) exerce um papel igual ao de um presidente, em países republicanos. O Rei possui plenos poderes executivos e o primeiro-ministro é o chefe de governo. Marrocos, possui um sistema multi-partidário(Que é um sistema em que há vários partidos políticos). A constituição marroquina concede amplos poderes ao seu líder/Rei, ou seja ele é líder político e líder religioso, comandante dos seus fieis, seguindo a ordem de descendente direto do profeta Maomé. Mohammad que comanda o Conselho de Ministros, escolhe o Primeiro-ministro, e os membros do governo, ele também é o chefe das forças armadas.

Poder Legislativo
A legislatura marroquina, consiste um duas câmaras. A Assembleia dos Representantes de Marrocos (Majlis al-Nuwab/Assemblée des Representantes) tem 325 membros eleitos para um mandato de cinco anos, 295 eleitos em banco multi-eleitorais e 30 nas listas nacionais. A Assembléia de Conselheiros (Majlis al-Mustasharin) tem 270 membros, eleitos para um mandato de nove anos, eleitos pelos conselhos locais (162 lugares), as câmaras profissionais (91 lugares) e assalariados (27 lugares). Os poderes do Parlamento foram ampliados há duas décadas atrás(Entre 1992 e 1996) incluem também questões orçamentais, que aprovam as contas, questionam os ministros, e institui as comissões ad hoc de inquérito para investigar as ações do governo.

Poder Judiciário
Dos poderes judiciários, o qual tem maior poder é o Supremo Tribunal. Marrocos, está divido em 16 partes/regiões, que são administradas pela Wallis e os governadores, ambos são escolhidos pelo Rei.

Marrocos está dividido em 16 regiões (capitais estão entre parênteses):


1. Chaouia – Ouardigha (Settat)
2. Doukkala – Abda (Safi)
3. Fès – Boulemane (Fès)
4. Gharb – Chrarda – Béni Hssen (Kenitra)
5. Grand Casablanca (Casablanca)
6. Guelmim – Es-Semara (Guelmim)
7. Laâyoune – Boujdour – Sakia El Hamra (Laâyoune)
8. Marrakech – Tensift – Al Haouz (Marrakech)
9. Meknès – Tafilalet (Meknès)
10. Oriental (Oujda)
11. Oued Ed-Dahab – Lagouira (Dakhla)
12. Rabat – Salé – Zemmour – Zaer (Rabat)
13. Souss – Massa – Draâ (Agadir)
14. Tadla – Azilal (Béni Mellal)
15. Tanger – Tétouan (Tanger)
16. Taza – Al Hoceima – Taounate (Al Hoceima)

Bruno Santos

 

Referência bibliográfica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_de_Marrocos

http://www.portalbrasil.net/africa_marrocos.htm

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5218757-EI17615,00-Marrocos+comeca+nova+fase+politica+apos+referendo+constitucional.html

Deixe um comentário