Cultura

Em sua cultura podemos notar um pouco de muçulmano, africano e europeu, é uma cultura ancestral, sendo diferente de qualquer cultura da Europa. Marrocos tem uma diversidade linguística como: árabe, berbere, espanhol e francês, por causa de sua relação com a França, é também o menos árabe dos países árabes. Além de ser um país religioso, tendo como religião o islamismo, possuem as mesquitas, que são seus lugares sagrados, sendo proibida a entrada de visitantes. A sociedade marroquina tem grande parte da origem berbere e as mulheres não têm muita liberdade. Quando um visitante for entrar numa casa marroquina, deve tirar os sapatos e levar uma oferta para demonstrar respeito, ao agradecer a Deus, se diz “bismillah” e “all hamdu Lillah”.A cidade de Marrakech, em Marrocos, conhecida como “a cidade vermelha”. “pérola do sul” ou a “porta do sul” possui uma grande riqueza cultural, o maior mercado tradicional, sendo a segunda maior cidade marroquina, após Casablanca.

Marrocos é um país com artes e arquitetura ricas, tendo um pouco de mistura de outras culturas como árabe e berbere no artesanato e artefatos de couro, e as casbás (residências senhorias), riads (residências em jardim ou pátio) e tendas berberes que representa um forte patrimônio arquitetônico marroquino. A sua literatura têm a expressão árabe e berbere e a expressão espanhola e francesa, onde escritores fazem suas obras em espanhol para difundir a língua em Marrocos, na música, também há mistura de cultura, mas a base é eclética e heteróclita. Seus recursos destacam-se em metais preciosos, frutas, tecidos e couro.

O Festival de Silves é um festival onde tem muitas maneiras de demonstrar a cultura marroquina como na culinária, artesanato, estilos musicais, e na literatura. Na culinária, chefes preparam pratos com ingredientes típicos do local. Na joalheria, a confecção se baseia em prata, pedras preciosas e especialmente em ouro. A ultra-maratona na areia é um grande evento de Marrocos, onde competidores correm 206 quilômetros e sofrem com tempestades de areia e bolhas nos pés, mas o movimento não deixa de ser atrativo.

Concluimos que Marrocos possui uma grande cultura misturada de várias outras culturas que o influenciam em vários setores, como: social, linguístico, artesanal, arquitetônico, e literal. Também existem eventos que marcam a própria cultura marroquina como o Festival de Silves e a ultra-maratona na areia.

 

Denise Dias

Referência bibliográfica

http://maroc.costasur.com/pt/arte-cultura.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marrocos

http://www.aigle-azur.com/destino-viagem/viagem-marrocos/cultura-marroquina/

http://tudosobreculturamarroquina.wordpress.com/

http://inebra.blogspot.com/2011/04/um-pouco-da-riqueza-na-cultura.html

http://www.onne.com.br/materias/destinos/15435/pra_la_de_marrakech

http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/marroquino-cultura.html

Deixe um comentário