História

Surgiu na dinastia que governou o país em 1554-1659. E uma criação islâmica que consiste num reino que nasceu em 788 em qualili onde Iaris I foi proclamado pela população e fez um juramento do corão béia, um pacto vinculativo do rei para com seu rei.

Assentada em três principais a nação marroquina é fundamentada em três princípios que refletem no lema: “Deus, pátria,rei”. Diferenciada dos outros países mulçumanos pela presença do chefe de estado como comandante dos fieis o rei mohammed VI cuja a família comanda desde 1640 descendente direto de Maomé.

A história de Marrocos inicia-se mesmo com o islamismo que alem de permite a criação e cultura, o instrumento de comunicação e cultura. O fundador Idris I formou um estado com dois pólos mulçumanos mais importantes (Bagdad e Córdoba).

Marrocos recuperou sua independência em 1956, tomando Possi do Sahara, reafirmando assim sua unidade nacional .Pais de identidade pluralista que caminha para modernidade sem perder a sua alma :árabe, berbere, saraui , africana e ocidental.

Em 1957 Sidi mohammed transformou Marrocos em um reino e assim se proclamando rei.

 

Eloy Costa

Deixe um comentário